04 agosto, 2010

Vivência Comunitária

A vivência comunitária é, penso eu, o item mais visível nas narrativas do Novo Testamento.
Antes de qualquer tipo de organização, os da fé, sempre se encontravam.

A partir da escolha dos doze, o Senhor, validou o encontro e a caminhada comunitária dos irmãos que iam se tornando amigos a medida que conviviam e se repartiam uns com os outros. Foi no ambiente da comunidade, a partir de dois ou três irmãos, que a história da nossa fé se desenrolou.

Neste contexto comunitário que todo tipo de milagre aconteceu e foi testemunhado pelos irmãos e amigos que se reuniam.
Toda expressão de fé passava de um modo ou de outro pelo caminho da comunidade, pois, era o ponto de partida e o ponto de chegada.

Quando os irmãos e amigos se encontram, se reúnem, comem e bebem juntos, oram, meditam no evangelho, servem-se uns aos outros, experimentam o milagre da comun-unidade.

Este milagre se traduz no encorajamento comum, na edificação comum, no serviço comum, na relação mais intima com o Pai Eterno a partir da intimidade com os irmãos e amigos.

Portanto, antes de se organizar, se instituir, a comunidade é este lugar. Lugar de cura e re-significação da existência humana.
Digo isto pra afirmar que é tempo de fazer valer a comunidade, o encontro, a reunião e abandonar todas as inquietações provocadas por sistemas que nada tem a ver com comunidade.

Encorajo você a encontrar um grupo de irmãos e amigos, que se encontram e se reúnem em amor e graça.
De preferência que seja um encontro simples, singelo, informal, afetuoso, instrutivo e com uma boa dose de bom humor.
Gente que vive na terra. Gente que busca continuar humano. Gente que prioriza e valoriza pequenos gestos de generosidade uns para com os outros.

Encontre um grupo de pessoas livres, que se encontram e se reúnem porque querem. Chegam e vão sem constrangimentos.
Se você encontrar um grupo assim, fique com eles. Não os cobre de nada e nem se deixa cobrar de nada.
Convivam, comunguem, repartam-se, doem-se, curem-se, e contribua pra que o maior numero possível de pessoas saibam que há grupos assim espalhados por ai.

Chega de discussões inócuas, tolas e vazias sobre coisas, sistemas, doutrinas, modelos, moveres, unções e toda esta periferia que Paulo chamou de rudimentos.

Busquemos s simplicidade e a força que somente os relacionamentos firmes podem nos trazer e desfrutemos da plenitude dos frutos dessa comunidade...

Nenhum comentário: