19 maio, 2011

Amor


Vejo tanta gente falar sobre isso diariamente... De forma poética, de forma romântica, de forma inspiradora, manipuladora...



Amar foi um dos mandamentos que Jesus nos deixou... Ele ordenou que amassemos a Deus acima de todas as coisas e que amassemos a vida do próximo como se fosse a nossa!



E quantas vezes dizemos que amamos com um amor que não tem nada a ver com aquilo que se define como tal, quantas vezes temos amado de forma egoísta, somente para sermos saciados ou termos nossa carência suprida, quantas vezes temos deixado as pessoas de lado por algo que elas tenham feito ou deixado de fazer...



Reflita comigo hoje. Você sabe o que é amor?



Eis aqui a mais fiel tradução desta palavra:



Ainda que eu fale a língua dos homens e dos anjos, se não tiver Amor, serei como o bronze que soa, ou como o címbalo que retine.


Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência; ainda que eu tenha tamanha fé ao ponto de transportar montes, se não tiver Amor, nada serei.


E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres, e ainda que entregue o meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver Amor, nada disso me aproveitará.


O Amor é paciente, é benigno, o Amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece,


não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal;


não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade;


tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.


O Amor jamais acaba; mas havendo profecias, desaparecerão; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, passarão;


porque em parte conhecemos, e em parte profetizamos.


Quando, porém, vier o que é perfeito, então o que é em parte será aniquilado.


Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; quando cheguei a ser homem, desisti das coisas próprias de menino.


Porque agora vemos como em espelho, obscuramente, então veremos face a face; agora conheço em parte, então conhecerei como sou conhecido.


Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o Amor, estes três: porém o maior destes é o Amor.


Amor, é tudo!


Todas suas obras, meditações, discursos são inúteis sem amor.


E se o amor que dizemos sentir por alguém não seguir a risca as traduções do trecho acima, é porque ainda não amamos. Amor é graça, amor é sublime, amor é o mais alto padrão de vida, e talvez o único que valha a pena ser vivido de verdade. Ainda que custe tapas, traições e falta de reconhecimento...



Pratique!

Um comentário:

Paty disse...

Desconheço algo que seja tão difícil quanto isso...
Só mesmo com a ajuda de Deus pra conseguirmos; é necessário mesmo uma busca incessante, do contrário continuaremos a amar somente os amáveis e olhe lá...

Ps. Enquanto não me aperfeiçoo no amor ÁGAPE, não me provoque...rsrsrsrs