20 maio, 2010

Quem sabe o principe virou um sapo!

A ruína das projeções...



Algumas lições eu tenho captado durante estes dias mas uma me mudou de ontem pra hoje, literalmente!


E é sobre projeções que eu quero escrever hoje.


Percebi que eu estava constantemente insatisfeita com tudo e com praticamente todos também. Estava insatisfeita em minha casa, em minha profissão, em meus relacionamentos ... E a minha vida, os meus dias estavam perdendo o “brilho”.


Parecia que todos ao redor estavam dispostos a me ferir, cada um de um jeito, cada um na sua área.


E comecei a ficar realmente muito triste e depressiva com isso... e devido a grande tristeza, explodia por qualquer coisa, caia em lágrimas e dores na alma.... angustiante!


Foi então que ontem resolvi não acusar ninguém e olhar pra ver o que de fato estava errado. Quase sempre quando tudo começa a fluir de modo doloroso, a razão está em nós e não nos outros!....


E meditando em Tiago 3-17:18 percebi sutilmente algo... Eu estava fazendo guerra em busca de paz. E sendo tola! E deixando as mentiras do diabo tomarem minha mente, minhas emoções e me roubar!


Ai comecei a notar, com clareza que o erro não estavam nas pessoas... O erro está em mim. Não eram as atitudes aparentemente errada das pessoas que estavam me machucando, era o que eu esperava delas. Não eram os comportamentos delas em si, mas a minha projeção frustrada é que me machucava tanto!


Não tem como criar um mundo maravilhoso, com personagens perfeitos, onde tudo acontece em plena harmonia! Conto de fadas só acontecem dos palcos da Disney e essa é uma fantasia linda, mas muito, muito, muito distante da minha realidade.


Então em poucos instantes eu desmanchei todo meu mundo artificialmente criado para o meu bem viver e voltei para a dura realidade da vida normal, onde príncipes não existem e onde os palácios nem são tão perfeitos como eu gostaria que fosse...


Mas é o mundo real! Onde as pessoas tem defeitos, qualidades, jeitos e características únicas que me agradam e desagradam, que me fazem sorrir e chorar, mas... acho que to entendendo o que é viver em comunhão com todos. Não é simplesmente empurrar com a barriga (porque dá pra ser assim), mas é encarar com naturalidade tudo o que vem das pessoas, tanto as surpresas quanto as desilusões...


Frustração só ocorre quando nossa projeção é arruinada e as pessoas ao redor não tem nada com nossas projeções. Se elas erram, falham, pisam no pé ou agem da forma que for, não me diz respeito. Vou responder pelos meus atos diante de Deus e não pelo ato de mais ninguém, vou responder pelas vezes que maltratei e não pelas que fui maltratada. Cada um responde por si... E se entenda com Deus acerca do modo como leva a vida.... Quanto a mim decidi de agora em diante que vou aprender a apreciar a preciosidade que cada um traz dentro de si... Sem esperar nada de ninguém a nenhum tempo!


Acho que isso é o certo...

Nenhum comentário: